2ª São Paulo Oktoberfest 2ª São Paulo Oktoberfest
Entenda o Traje Típico

Preparamos algumas dicas de ouro para ajudar na produção dos looks típicos. Mais abaixo você confere algumas fotos ilustrativas.

FEMININO:
Acessórios: tiara florida, chapéu, bolsa e lenço são de uso opcional, quando utilizados devem ser em modelos típicos germânicos.
Avental: também de uso opcional, quando utilizados devem ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido.
Blusa: mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje. Quando acompanhadas do colete, o mesmo deve ser típico germânico e também combinando com os tecidos do vestido.
Vestido: os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele (sugestão do uso da bombacha – ceroula típica feminina germânica).
Meias: de uso opcional, quando usadas devem estar na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.
Sapatos: somente será permitido o uso de sapato social fechado, sapatilha fechada e botina fechada sem deixar os dedos e calcanhar à mostra, em cores preto, marrom, cinza ou caramelo. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

MASCULINO:
Chapéu: são de uso opcional, mas quando utilizados devem ser típicos germânicos.
Camisa: a camisa pode ser de manga curta ou comprida, com colarinho. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje.
Calça e bermuda: os trajes folclóricos alemães possuem calças longas ou até a altura do joelho ou um palmo acima. A Lederhose, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.
Suspensórios: De uso opcional. Quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Coletes: também de uso opcional, quando utilizados, não devem ser apertados demais. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que combinem com o traje.
Meias: são obrigatórias, até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.
Sapatos: será permitido sapato social fechado, botina/bota fechada nas cores preto, marrom, cinza e caramelo. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado.

DESCARACTERIZAM o traje típico: o uso de chinelo, sandália, tênis ou calçado aberto; bem como solados claros nos sapatos sociais e sapatênis; meias de futebol, calça ou bermuda jeans, suspensórios com prendedores (jacarés), camiseta de malha, regata, camisa polo, óculos escuro, chapéus que descaracterizam o traje típico germânico e boné.

Classificação: livre. Menores apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Venda e consumo de bebidas alcoólicas proibidos para menores de 18 anos. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos por terceiros.