2ª São Paulo Oktoberfest 2ª São Paulo Oktoberfest
História

O príncipe herdeiro Ludwig, que mais tarde se tornaria o rei Ludwig I, casou-se com a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen em 12 de outubro de 1810. Os cidadãos de Munique foram convidados a participar das festividades nos campos, em frente aos portões da cidade, para celebrar o feliz evento da realeza. Os campos foram nomeados Theresienwiese (campos de Theresa) em homenagem à Princesa, embora os locais abreviem o nome simplesmente para o Wiesn.

Corridas de cavalos, na presença da família real, marcaram o encerramento do evento, que foi celebrado como um festival para toda a Baviera. A decisão de repetir as corridas de cavalos no ano seguinte deu origem à tradição da Oktoberfest.

A ideia da festa em São Paulo

No Brasil o capital alemão representa aproximadamente 10% do PIB industrial do país, colaborando significativamente para o seu desenvolvimento tecnológico e econômico, especialmente em São Paulo, onde está baseada a maior parte das empresas germânicas.

A forte presença alemã na cidade foi considerada durante um encontro na Oktoberfest de Munique, em 2016, entre o empresário brasileiro, Walter Cavalheiro Filho, da WGroup, com ampla experiência na organização de eventos para a indústria automobilística, e o executivo alemão Philipp Schiemer, presidente no Brasil de uma das mais prestigiadas marcas do planeta, a Mercedes-Benz.

O brasileiro e o alemão conversaram inicialmente sobre a possibilidade da capital paulista abrigar, além da tradicional cooperação industrial e tecnológica alemãs, uma grande festa cultural no seu melhor estilo germânico.

A ideia foi avaliada dentro desse contexto e aceita posteriormente pelo empresário brasileiro, que buscou já no ano seguinte as primeiras parcerias para a construção, criação, animação e divulgação da festa, contando para isso com o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo.


Ein prosit!

Com a implantação da São Paulo Oktoberfest nossa megalópole ganhou mais do que um festival: ganhou em cultura, em gastronomia, em música, em diversão e ganhou, também, em diversidade. Essa é a São Paulo Oktoberfest!
Walter Cavalheiro
Fundador
Classificação: livre. Menores apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Venda e consumo de bebidas alcoólicas proibidos para menores de 18 anos. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos por terceiros.