Organização da maior festa alemã em São Paulo apoia também a 14ª edição da Colônia Fest.

São Paulo 04 de julho de 2019 – O bairro Colônia Paulista (Antiga Colônia Alemã de Santo Amaro), localizado na Zona Sul de São Paulo, está comemorando 190 anos de imigração alemã. Foi a partir da chegada das primeiras famílias alemãs nessa colônia, em 1829, que São Paulo se tornaria hoje o maior polo industrial alemão fora da Alemanha.

Para comemorar a participação germânica na história da cidade, a colônia está realizando a 14ª edição da Colônia Fest, de 5 e 7 de julho. A festa alemã contará com apresentação de danças típicas, comidinhas e várias atrações com o objetivo de resgatar a cultura e os costumes dos colonos alemães, além de promover a interação entre as demais culturas da região.

O evento tem realização do Instituto Sociocultural Colônia Alemã e da Prefeitura de São Paulo e, neste ano, recebe o apoio da São Paulo Oktoberfest, que realizará sua terceira edição de 20 de setembro a 06 outubro, no Jockey Club de São Paulo.  “O apoio e o intercâmbio das festividades alemãs colaboram para valorizar ainda mais a colaboração histórica da cultura alemã para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, além de proporcionar uma ótima experiência cultural para todas as gerações,” comenta o fundador do festival paulistano, Walter Cavalheiro.

“Vamos deixar a festa bem caracterizada como as tradicionais festas alemãs de modo a nos aproximar e agradecer a cultura que dá nome à boa parte das ruas do nosso bairro”, explica Lucas Lima, um dos organizadores da festividade. A data virou tradição em São Paulo e consta no calendário oficial de eventos da cidade e busca apresentar e reforçar a riqueza cultural existente em Colônia Paulista e toda a região rural.

No Brasil, o capital alemão representa aproximadamente 10% do PIB industrial do País. O Estado de São Paulo, principal centro econômico da América Latina, abriga mais de 900 subsidiárias de empresas alemãs que atuam nos mais diferentes setores da indústria e de serviços.

Programação

Na sexta-feira, 05/07, a Colônia Fest é oficialmente aberta com solenidade, sangria do barril de chopp e apresentação de bandas com variados ritmos musicais. Entre as atrações da programação estão a Hochsollerleben de Blumenau e Banda Bavária de Jaraguá do Sul (SC) e os grupos folclóricos alemães Gond Und Silber, Edelweiss, e Hallo Welt – formado por jovens do bairro de Colônia – participam da celebração. Além disso, no último dia de festa, ocorre desfile de tratores e cavalos. O evento conta com a participação de grupos e artistas locais de vários tipos musicais.

Colônia Paulista (Antiga Colônia Alemã de Santo Amaro).

Colonizado em 1829, o bairro, que está dentro da Área de Proteção Ambiental Bororé Colônia e faz parte do Polo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo, contempla diversos pontos relevantes da cultura alemã. Dentre eles, destacam-se o Cemitério de Colônia, primeiro cemitério particular de São Paulo – que abriga tradicionais famílias alemãs da época -, a escola Ernestino Lopes da Silva, que possui uma pedra como marco zero de Colônia Paulista, e a Cratera de Vargem Grande, bairro que surgiu a partir de um meteorito que caiu há 40 milhões de anos. A ocupação da região começou na década de 80 e, hoje, mais de 40 mil pessoas vivem ali.

A programação e outras informações da Colônia Fest pode ser acompanhada no site e  página do evento no facebook

https://coloniafest.com.br/

https://web.facebook.com/events/2062569167395682/

Serviço:

14ª Colônia Fest

Quando: de 5 a 7 de julho

Local: Rua Jackson Pollock – Praça Colônia Alemã – Colônia Paulista/Parelheiros- SP

Informações: Lucas Lima – 11 99885-5352